LEE MARVIN


Ator

[19 / 02 / 1924 <==> 29 / 08 / 1987]

Lee Marvin foi um famoso ator norte americano, o qual é lembrado por seus papéis de personagens "durões" em diversos filmes para a TV e Cinema, realizados nas décadas de 1950, 1960, 1970 e 1980.
Alguns de seus papéis marcantes foram nos filmes como "The Dirty Dozen" (1967), "The Man Who Shot Liberty Valance" (1962), "Cat Ballou" (1965), "Sargento Riker" (1968) e dezenas de filmes ocidentais e militares, às vezes como herói e, muitas vezes como um vilão.

Lee Marvin nasceu em Nova York, e foi nomeado em honra do general confederado Robert E. Lee, que era seu primo em primeiro grau.
Incorrigível como um jovem, ele foi expulso de várias escolas, até que se alistou no Corpo de Fuzileiros Navais dos Estados Unidos, no início da Segunda Guerra Mundial.
Indo para combate, Lee Marvin foi ferido em junho de 1944 durante a Batalha de Saipan, e passou o resto da guerra em convalescença na cidade de Nova York.
Saindo do corpo militar no final da guerra, ele conseguiu trabalho como aprendiz de encanador, e ao reparar um vaso sanitário em um teatro, foi convidado à substituir um ator doente durante um ensaio.

Lee Marvin ficou apaixonado pelo teatro, e quando retornou para Nova York, estudou interpretação e começou a representar pequenos papéis em produções teatrais.
Depois de ficar um bom tempo representando pequenos papéis na televisão, Lee Marvin se mudou para Hollywood, onde começou a fazer papéis de bandidos e policiais, principalmente como um "extra".
Após algum tempo, conseguiu um papel principal em "Eight Iron Men" (1952), tornando-se com esta representação um ator notado em Hollywood, sendo com isso a ocorrência de ofertas para que representasse melhores papéis em filmes.
Lee Marvin teve uma temporada de muito sucesso como um detetive da polícia na série de televisão "M Squad" (1957-1960).

Seu Oscar só veio de seu duplo papel como um pistoleiro bêbado e seu mal irmão gêmeo sem nariz na comédia ocidental, "Cat Ballou" (1965).

Em 1969 Lee Marvin representou um garimpeiro de ouro bêbado, chamado "Ben Rumson", na comédia, "Paint Your Wagon", um dos poucos filmes em que ele canta, sendo que a canção que Lee Marvin canta no filme, chamada "Wandering Star", foi lançada separadamente após o filme, sendo sucesso de rádio, o que lhe rendeu um disco de ouro (mais de 1 milhão de cópias vendidas), que o surpreendeu tanto quanto o público.
Lee Marvin também é lembrado por uma briga judicial, quando seu relacionamento de muitos anos com a atriz Michelle Triola rompeu-se e ela o processou, requerendo direitos em sua propriedade.
Ela ganhou o direito de processá-lo, mas acabou perdendo o caso.

Em Dezembro de 1986, Lee Marvin passou por uma cirurgia intestinal, depois de sofrer dores abdominais, enquanto em seu aos arredores da cidade de Tucson, Arizona (EUA).
Os médicos do "Tucson Medical Center", onde Lee Marvin estava internado, disseram então que havia uma inflamação do cólon , mas que nenhuma malignidade foi encontrada.
Lee Marvin morreu de um ataque cardíaco, depois de ser hospitalizado por mais de duas semanas por causa de uma gripe.

Laços Familiares:
Pamela Marvin (18/10/1970 <==> 29/08/1987);
Elizabeth (Betty) Ebeling (Fev/1951 <==> 05/01/1967) - (divórcio) 4 filhos.

Causa da Morte: Lee Marvin morreu em 29/08/1987 com 63 anos de idade, no "Tucson Medical Center" em Tucson (Arizona - EUA), vítima de um ataqie cardíaco fulminante (infarto).

Sepultamento:
Arlington National Cemetery.
Arlington - Arlington County - Virginia - USA.

Local: Section 7A, Lot 176, Map Grid U-24.

Coordenadas GPS (Latitude / Longitude):
[38°52'57.27"N / 77° 4'6.30"W]

[Clique nas Coordenadas acima para acessá-las no Google Maps!]


Lee Marvin


Lee Marvin


Lee Marvin


Lee Marvin


Túmulo de Lee Marvin


Túmulo de Lee Marvin

Trabalhos:

Lee Marvin



Explore o mundo todo em 3D
com riqueza de detalhes.

Google Earth




www.alemdaimaginacao.com
assombracoes@gmail.com